9 de out. de 2010

p e s q u i s a s t o p m o t i o n .

1. O QUE É ?

Stop Motion (do inglês “movimento parado”) é uma técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando elementos, fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) de modo que, entre um e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Para isso utilizam-se recursos como máquina fotográfica, filmadora e/ou computador. Os materiais são diversos, como massinha, recortes, arames, bonecos, objetos, etc.

Fontes:

www.wikipedia.com.br

www.eba.ufmg.br

2. DESTAQUE UM OU DOIS ARTISTAS COM SUAS DEVIDAS OBRAS.

http://www.youtube.com/watch?v=QkmKhd_h3lk

O primeiro trabalho de Tim Burton em stop-motion conta a história de Vincent Malloy, um garoto de sete anos que quer ser como Vincent Price.

Tim Burton de destaca no cinema atual com filmes nos quais executa a técnica do stop-motion e cujas características principais são a bizarrice e as questões sombrias, perceptíveis em vários de seus títulos, dentre os quais “O Estranho Mundo de Jack”e “A Noiva Cadáver”, bastante conhecidos.


3. CRIE UM PROJETO PARA UM STOP MOTION.

Como nunca antes havia me aventurado na linguagem do stop motion, a primeira criação teve caráter experiencial. O mais interessante é que durante o processo fotográfico é que a ideia de tema e sequência foi se tornando mais nítida. O que inicialmente se configurava como mera experiência acabou ganhando tema e história, que fala de um amor provavelmente já vivenciada por todos, em que não se tem coragem de declarar os sentimentos e aparece um amigo ou amiga que dá o empurrãozinho necessário. Com seis porquinhos e uma dose de humor, constrói-se a história de um casal e seus futuros filhotinhos.

No segundo, a ideia é homenagear uma amiga de longe, cujo apelido é Tatu. Usando elementos de seu agrado e cotidiano, monta-se um cenário pensado para refletir a sua personalidade e uma história que objetiva dar certa graça ao stop motion.

Um comentário:

  1. OI PRISCILA! MAIS UMA VEZ VOCÊ DÁ UM SHOW COM SEU TRABALHO! O STOP MOTION "PERDAS" ESTÁ FANTÁSTICO! O TEMA, A REPRESENTAÇÃO DO TEMA, A PLASTICIDADE ARTISTICA DAS IMAGENS, A SEQUENCIA E O COLORIDO...ENFIM, PERCEBE-SE NITIDAMENTE O SENTIMENTO QUE GEROU A IDEIA. NÃO ME CANSO DE PARABENIZÁ-LA! SUGIRO QUE ESSE, SEJA O STOP MOTION PARA SER APRESENTADO NO SEMINÁRIO DE ARTE DA SERRA CATARINENSE. FAÇA UM VIDEO ARTE TAMBÉM PARA ESSA OPORTUNIDADE E SERÃO OS DOIS APRESENTADOS, JUNTO COM DOIS DA PRISCILA TONON.

    ResponderExcluir